sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Bolo de Fubá “Romeu e Julieta”

Sabe aquele momento em que tudo o que você mais queria era passar dias no interior, deitar na rede ou simplesmente esticar o corpo em uma cadeira e ficar olhando a vida passar na rua? Sabe aquele momento em que você deseja não ter que pensar? Deseja que simplesmente o tempo pare, que nenhuma flor murche, que não seja preciso decidir, escolher, repartir-se, zangar-se, chorar, se frustrar e magoar? Desejaria que quando viesse a vontade de gritar, não sentisse que tem uma mordaça na boca a lhe impedir, uma pedra que impede a passagem, um alguém que não acredita em você, um pedaço de papel que dizem ter valor e que você não possue...? Você já sentiu??? Já sentiu alguma coisa?...
Hoje estou assim... Meio quebrada.
O blog, uma das poucas coisas que tenho no momento, uma das poucas coisas que me servem de apoio aos meus traumas, às minhas insatisfações, à minha frustração em não praticar o jornalismo (a minha única certeza na vida), está desaparecendo, escorrendo pelas minhas mãos, sem que a minha meta com o projeto se cumpra. O motivo? Dinheiro!
Pois é. A vida é feita de escolhas meus caros e a minha, nesse momento, é manter a minha família unida ou meu ego inflado. Vou escolher a família. Resolvi manter o blog somente até o dia 20, quando ele completa 50 dias no ar. Uma vida curta: apenas 10% de sua expectativa. Mas ao menos terei a certeza de ter vivido a meia centena mais feliz desses meus 24 anos.
Odeio sentir que, mais uma vez, parei no meio algo que me propus a fazer, mas sei que é por uma boa causa.
Resolvi contar hoje, já adiantando o fato, para que vocês entendam meu lado. O lado bom é o mesmo que estava me causando tristeza há alguns dias: não são muitos os que visitam este blog. Ao menos essa decisão não afetará muitos. Então, as 23h59m do dia 20 irei parar o cronômetro do blog. Uma pausa, já que eu torço para conseguir voltar a praticar a arte da culinária e voltar a atualizar este blog.
Escolhi para hoje, em clima de despedida, a receita de bolo de fubá que minha mãe costuma fazer pra gente aqui em casa. Nunca tinha a feito antes, nem sequer sabia como minha mãe fazia, mas pedi orientações e trouxe para vocês.
Como minha mãe já tem bastante prática em fazer bolos, ela não segue mais receitas na hora de cozinhar, mas fomos anotando tudo para que eu contasse pra vocês. Anotem aí os ingredientes:

- 4 ovos
- 2 xícaras de farinha de milho
- 1 xícara de leite
- 1 colher de manteiga ou margarina
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1 xícara de açúcar
- 1 colher de fermento químico
- 1 pitada de sal
- ½ xícara de queijo minas meia cura ralado
- 200g de goiabada cortada em cubos de 1 cm

Seguindo as orientações da minha mãe, bati as claras em neve em uma tigela. Reservei. Em outra tigela bati as gemas, acrescentei o açúcar, a manteiga e a pitada de sal. Misturei bem e juntei o leite, a farinha de milho e meia xícara de queijo minas meia cura ralado. Peneire então a farinha de trigo com o fermento, mexa bem. Acrescente, mexendo delicadamente, as claras em neve.
Unte uma forma redonda de cerca de 30 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe com açúcar. Forre o fundo com metade da massa, distribua metade dos cubos de goiabada, coloque o restante da massa, nivele com uma espátula (não faça pressão sobre a massa para não expulsar o ar) e decore com a outra metade da goiabada.
Leve ao forno pré-aquecido a 180° C por 40 minutos, ou até que fique dourado e firme. Sirva morno! O nosso ficou uma delícia. Espero que dê certo com vocês também!

Prato feito. Prato servido. Bon appétit!









3 comentários:

  1. Oi prima....sim eu já senti e ainda sinto isso mtas vezes.Mas....a vida é assim mesmo.....Senti algumas vezes a frustração de não ter prosseguido na profissão,mas no meu caso,optei por não fazer facu....(mas tive e tenho la minhas compensações)mas como eu citei....é a vida.Mas realmente é mto cedo para desistir...mas vc quem sabe....eu tenho o Artes&Afins acho q há 3 anos...pensei mtas vezes excluir e acabei deixando....rs....e ate criei um novo destinado a criança.Espero q volte.Qto a receita...hum...deu água na boca...até mais...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é bem uma desistência. É mais um tempo prima. Infelizmente o dinheiro ainda tem um poder muito grande sobre a gente! Obrigada por visitar o blog!

      Excluir