sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Suflê de banana

"Um dia me disseram que as nuvens eram de algodão" e eu desejei poder saboreá-las e sentir se eram doces. Isto não foi possível, mas o suflê está aí para matar esta vontade! Macios e leves como nuvens, extremamente apetitosos e um tanto quanto difíceis de preparar. O suflê ainda é um mistério para mim. Mas garanto que ainda matarei essa grande charada!
Toda vez que preparo um suflê vou do céu ao inferno. Em um instante estou retirando do forno uma beleza de massa douradinha e inchada e no outro instante estou olhando para algo extremamente reduzido lá no fundo da travessa. Experiência triste demais que ainda não sei como vencer. Por favor, se alguém tem o segredo me conte. Estou me roendo de curiosidade!
Frustrações a parte, o Suflê de banana é um prato bonito e muito saboroso que, quando servido quente, pede e muito uma grande bola de sorvete de creme como acompanhante (palavras da minha mãe). Hoje ficamos na vontade, mas nada que não pode e não deva ser providenciado para outra ocasião. Fica a dica!
Para o preparo do suflê (que hoje realizei em tempo recorde – cerca de 40 minutos), eu separei as gemas e claras dos ovos, reservei as gemas e levei as claras para bater com sal em ponto de neve. Acho essa parte linda de se ver e terrível de se ouvir. Minha batedeira é antiga e extremamente barulhenta.
Enquanto as claras batiam, fui aos cuidados com a banana. Descasquei e piquei e levei ao processador com um pouco de suco de limão (isso deveria fazer com que a fruta não ficasse escura, mas não adiantou de nada). As bananas bateram até virar um purê. Reservei e fui ao preparo do “molho branco”. Fiquem atentos! Para a receita desse suflê doce, o leite deve ser aquecido com açúcar e baunilha. Misturei o leite à farinha e deixei cozinhar, sempre misturando com um batedor fouet. Retirei do fogo.
Agora restava então bater as gemas, para que a receita não ficasse cheirando a ovos, e misturar todos os ingredientes: a banana, o molho branco doce, a manteiga e as gemas. Por fim, mexendo com cuidado para não perder o ar, fui acrescentando as claras em neve. Indico, nesse processo, o uso de um fouet de silicone.
Como não tenho uma forma de tamanho adequado para a receita, usei minha forma de suflê e completei com um refratário pequeno que tenho em casa. Untei ambos com manteiga e polvilhei com açúcar (esta é uma técnica perfeita também para o preparo de bolos: substituindo a farinha de trigo por açúcar o bolo soltará facilmente da forma e ficará mais bonito). Levei o suflê ao forno e retirei após exatos 30 minutos. Como disse anteriormente, ele estava lindo na hora que veio ao mundo, mas logo foi murchando... Sinto-me muito triste de pensar nisso...
O resultado agradou o paladar do pessoal aqui em casa. Inclusive o da minha irmã caçula, a especialista em “degustação” de sobremesas.

Prato feito. Prato servido. Bon appétit!









Nenhum comentário:

Postar um comentário