domingo, 22 de setembro de 2013

Risoto à piemontesa

Um dos pratos mais simples no preparo e proporcionalmente mais caros do blog, o risoto a piemontesa é puro sabor.
Sempre fui fã de um bom risoto, mas nunca me dignei a comprar um arroz próprio para o preparo deste prato. Costumava improvisar com o arroz agulinha, esse que usamos no dia a dia da culinária nacional. Para o preparo de risotos o ideal é que se utilize o arroz arbóreo, que por conter mais amido, deixa a receita mais cremosa. O grande problema é o preço: paguei R$11,00 em 2 kg.
O primeiro passo no preparo do risoto é dourar a cebola em azeite e unir a ela o arroz, “fritando” ele por alguns minutos, até que fique brilhante. Nesse ponto, basta acrescentar o caldo de galinha. Um tablete de caldo industrializado rende 250 ml de líquido. Então, na hora de fazer seu risoto, basta calcular o dobro de volume de caldo em comparação com o de arroz.
Ao arroz deve ser acrescentado um buquê garni (salsa, louro e tomilho). O cozimento leva cerca de 20 minutos. Após esse período o arroz estará cozido e quase sem caldo. Aí é chegada a hora de retirar o buquê e acrescentar a manteiga e o parmesão ralado.
Até aqui nenhum problema, tudo muito simples e lindo. Mas eu tive que enfrentar um pequeno desafio. Como o parmesão é extremamente duro, em dez minutos de esforço não ralei nem 50 g. Fiquei frustrada e resolvi usar o processador para vencer o vilão. No entanto, meu processador não deu conta. Simplesmente travava toda vez que tentava acioná-lo. Resolvi então recorrer ao liquidificador. O barulho lembrou tiros. A muito custo, no modo pulsar, consegui triturar o queijo.
Resolvi usar também o pedacinho de queijo gruyère que tinha de outra receita. Eram cerca de 50 g, mas foi o suficiente para dar um toque bem particular à receita. Na sequencia agreguei os cubinhos de presunto e desliguei o fogo. Servi acompanhado de salsinha picada e parmesão ralado/triturado. Sabor perfeito!

Prato feito. Prato servido. Agora é hora de receber visitas em casa: pessoas amadas que vem de longe são só felicidade! Bon appétit!










Nenhum comentário:

Postar um comentário