segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Purê de brócolis

Dias felizes são aqueles em que acordamos com um sorriso no rosto simplesmente por saber que veremos as pessoas que amamos. Um olhar e... Pronto! Derreto-me feito manteiga sobre uma frigideira bem aquecida...
E por falar em manteiga, na receita de hoje para o blog 500 Dias com a PanEla, a manteiga voltou com tudo. Meu coração que me perdoe, mas as lindas Julie e Julia tem razão: manteiga é tudo!
O purê de brócolis é uma receita extremamente simples de preparar e saborosíssima. É um acompanhamento perfeito para cortes de frango, especialmente cozidos. Como tenho tanta certeza? Tive a chance de apreciá-lo acompanhado do frango a passarinho que minha mãe preparou, em um wok elétrico, para o almoço. Só de lembrar já me vem à água na boca. Frango preparado daquele jeitinho mineiro todo especial... Não tem como resistir.
Mas voltando ao brócolis... Primeiramente é preciso desmembrar o maço, lavar bem e retirar aquela película que fica nos caules e que o deixa crespo. Em uma panela aqueça água com sal, suficiente para cobrir o brócolis. O cozimento do vegetal é bem rápido, então fique de olho. Uma dica é cozê-lo no vapor, para não perder nutrientes. Depois de cozido ele pode ser congelado, para uso rápido em saladas, por exemplo.
Da panela o brócolis vai direto ao escorredor e na sequência para o processador. É preciso bater bem, até obter um creme. Então eu o reservei e parti para a panela. Isso porque é preciso reduzir 200 ml de creme de leite. Isto é, deixá-lo mais encorpado para uso no purê. Esse processo levou cerca de 15 minutos, em fogo brando.
Em outra panela eu derreti bastante manteiga e, quando ela atingiu o ponto de fervura, acrescentei o brócolis e o misturei com o auxílio de um fouet. Acrescentei então o creme de leite reduzido, sal e a pimenta a gosto e deixei levantar fervura. Prontinho. Lá estava um purê diferente para o dia a dia e, tão fácil de preparar, que acredito que até meu namorado tiraria de letra (desculpa a piadinha core!).
Dica rápida: coloque mais manteiga do que é pedido na receita, pois ele ficará ainda mais cremoso e saboroso!

Prato feito. Prato servido. Bon appétit!









2 comentários:

  1. aqui em casa....adoramos brócolis..amei a receita prima.Uma dica para ele não ficar com essa cor, q ficou durante o cozimento.Coloque um pouquinho de bicarbonato de sódio,para ficar verdinho...rs...(manter a cor)bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a dica Eliany! Vou testar na próxima receita com brócolis. Muito obrigadaaaaa!

      Excluir