sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Ovos fritos à americana

A delícia mais gorda que eu já comi! Isso define bem, acredito.
Hoje, uma sexta feira muito linda, resolvi seguir a tradição aqui em casa. As sextas nós não jantamos receitas tradicionais, substituindo os pratos mais saudáveis por lanches, macarrão instantâneo, pizza, etc. Então, cá estou eu na companhia de uma linda torrada com ovos, bacon e tomate. Mas não uma torrada, nem um ovo, e muito menos um bacon como os outros da minha vida. Afinal, é uma receita Larousse... Hum...  aprendendo a salivar toda vez que penso nisso. E juro. Não estou recebendo nada pela propaganda – mas bem que queria!
Comecei o preparo das receitas fatiando o bacon (no mercado eu percebi que o bacon fatiado é cerca de 200% mais caro que o bacon em pedaços – mãos à obra). Dispus as fatias em uma frigideira grande aquecida. Fritei até que ficassem crocantes e escorri em papel absorvente.
Enquanto esperava que ficassem prontas, lavei dois tomates grandes e cortei ao meio. Retirei as sementes. Reservei.
Com a frigideira limpa – resolvi guardar a gordura do bacon para alguma futura receita que precise dela - fritei em óleo de soja os tomates temperados com pimenta do reino moída (meu cunhado também está encantado com meu moedor de pimenta) e sal. Eles ficaram tão lindos e sua visão me fez pensar no filme “Tomates verdes fritos” (EUA, 1991) – é encantador e a quem não viu indico com carinho.
Coloquei os tomates sobre papel absorvente e cortei quatro fatias de pão sovado – o livro de receitas indica o pão de forma, mas sou rebelde e adoro discordar -. O pão sovado rende torradas muito mais saborosas e levemente adocicadas. Na frigideira aquecida coloquei três colheres de sopa de manteiga. Quando derretida, dispus as fatias de pão. Ao absorverem a manteiga, virei o pão e acrescentei mais uma colher da delícia calórica que me fascina! As torradas ficaram lindas, suculentas, crocantes por fora e macias por dentro. Dispus em quatro pratos que uso para lanches.
Os ovos, agora eu sei, devem ser fritos em frigideira pequena, própria para esse fim. Com o óleo bem quente, dispus cuidadosamente o ovo no meio da frigideira. Com o fogo médio, auxiliada por uma colher, fui empurrando a clara por cima da gema. Essa técnica permite que o ovo fique cozido por inteiro e que a gema não estoure. Ficaram umas lindezas. Coloquei eles sobre as torradas e temperei com mais pimenta – nunca é demais pra mim. Sou louca por pimenta.
Por fim só restava sobrepor com os tomates e o bacon (duas fatias para cada), decorar com folhas de coentro e tirar as últimas fotos.
No último instante chegou visita em casa, então precisei transformar quatro em oito.  Todos foram servidos e puderam degustar o prato. Não posso dizer que todos saíram cheios da experiência, mas disseram aprovar o sabor. Feliz!
Como a sexta pede, agora vou correr para me arrumar e curtir um pouquinho a noite. Com o salário todo indo para o Projeto, não vai dar pra beber grande coisa, mas bem que eu mereço...

Prato feito. Prato servido. Bon appétit!








2 comentários:

  1. Delícia! De vez em quando podemos nos permitir!

    ResponderExcluir
  2. Essa foi bem facinha! Vou providenciar pra um lanche em breve!! srsr Depois te conto como foi! Beeijo Lezinha

    ResponderExcluir