terça-feira, 24 de setembro de 2013

Linguiças à moda catalã

A tristeza tem o dom de amargar uma boa receita, assim como a felicidade pode trazer os mais doces sabores! Hoje as lágrimas me dominaram. Vontade de me esconder e medo de errar a mão. Planejei deixar apenas um pequeno recado no blog avisando da minha indisposição. Não resisti. A panela me trouxe de volta!
Esta terça é de comemoração. Aniversário da pessoa mais importante da minha vida. Mamaaaa! É festa na casa para celebrar os 50 anos da senhora Zenólia. Este foi, sem dúvida, um dos motivos que me despertaram do torpor matutino.
Prometi trazer um prato muito especial em comemoração. Pessoas especiais reunidas e linguiça à moda catalã nos pratos.
Após um giro pela web, descobri que esta receita é assim nomeada, pois contém um molho com características da culinária mediterrânea. Da Catalunha vem um molho, chamado refogado, ou sofrito, que contem tomates, ervas aromáticas e alho. Muito alho!
Como estou aqui entretida com a família, vou resumir o processo. Mas fique tranquilo. É muito fácil e não tem erro.
Usei 1 kg de linguiça de porco fina. Levei-a para fritar no wok com bastante azeite. Retirei após dourar e reservei. Na mesma panela, ainda com o azeite saborizado, misturei farinha, deixei dourar um pouco e fui acrescentando extrato de tomate, vinho branco seco e caldo de carne. Misturei bem e deixei reduzir. Corei e voltei para a panela com a linguiça e duas dezenas de dentes de alho (estes devem ficar de molho por uns 5 minutos em água quente). Também deve-se acrescentar um pedaço de casca de laranja, salsa, tomilho e louro.
Após cozinhar por cerca de 20 minutos, basta retirar a casa, o tomilho e o louro e servir acompanhado de arroz branco. O alho deve ser servido também. Ele acompanha perfeitamente a linguiça e confere um sabor único ao prato.
Felizmente minhas lágrimas não salgaram a receita e no fim só restaram sorrisos. Todos aprovaram a comida e contraindicaram o casamento. Segundo eles é preciso permanecer em casa e prosseguir cozinhando. Pode isso?

Prato feito. Prato servido. Bon appétit!








Nenhum comentário:

Postar um comentário