segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Gratinado de Banana com Presunto

Em plena segunda, cansada após seis aulas para turmas de 5ª e 6ª séries do ensino público do estado (sim, sou jornalista de formação, mas provisoriamente atuo como professora de língua portuguesa), eu passei duas longas horas - felizmente prazerosas - na cozinha.
Para hoje eu decidi preparar um prato que me fez sentir o sabor da doce/salgada Minas. O Gratinado de Banana com Presunto é o que chamamos de um prato agridoce. Como minha mãe ganhou de presente de um dos meus tios paternos cerca de uma dúzia de belas bananas da terra, eu pude usar essa delícia, que infelizmente por aqui é minguada e sem graça.
Bem mais prática que a receita de ontem (e eu queria mesmo que o fosse, já que no meio de semana não me sobra muito tempo para cozinhar), o Gratinado está na sessão “cozinha rápida” do Mestre-Cuca Larousse (R$ 19,90, 2007, 1.119 p.). Este um livro excepcional, mas que peca por trazer muitas receitas com ingredientes pouco acessíveis. Desta vez foi o Fromage Blanc. O nome é francês, mas as traduções para o título são imensas. Resumidamente falando, após uma pesquisa pela web, descobri que se trata de um tipo de queijo, mas que não passou por todas as etapas de produção de um queijo tipo frescal, por exemplo. O Fromage Blanc teria uma textura entre o requeijão e o iogurte natural, com um sabor próximo ao do último, porém mais adocicado.
Como não encontrei no supermercado da minha cidade e não poderia ir a Campinas, como sugeriu um amigo, resolvi recorrer ao improviso: misturei, com o auxílio de um batedor de silicone, 220g de creme de queijo minas frescal, um potinho de iogurte natural, e uma colher de sobremesa rasa de açúcar. O resultado foi um creme leve e cremoso, extremamente saboroso (como rendeu muito mais do que eu precisava, reservei metade para fazer outro prato que postarei amanhã!).
Além de fabricar o substituto do Fromage Blanc, também tive que fazer um Molho à moda de Dijon: gema cozida batida com mostarda, azeite e limão (um ingrediente acrescentado por vez) e temperado com sal e pimenta.
Os dois molhos foram misturados com uma caixa de creme de leite, sal e pimenta (vocês verão que o livro pede menos, mas eu fiz uma receita bem maior) e reservados.
Em um refratário untado com manteiga (tudo com manteiga fica melhor minha gente!) dispus as bananas da terra cortadas em rodelas finas e cobri com 50g de bacon cortado em pedacinhos e 200g de presunto em tirinhas (comprei o fatiado e os recortei com uma faca). Sobre tudo isso veio o creme e um salpico de parmesão ralado na hora.
Posso dizer que foram as duas horas mais bem gastas da minha vida. O cheiro é magnífico, o sabor então... Nem se fala! Só experimentando pra saber viu?!
Ficarei aqui com meu prato, que por sinal esfriou enquanto eu escrevia. Dica: não deixem esfriar tá? Quentinho é mil vezes mais saboroso...
Fico por aqui e Bon appétit!



 






4 comentários: