segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Crepe de presunto

Há momentos na vida em que a dor supera tanta coisa, até mesmo o sono... Noite em claro com uma enxaqueca terrível, ter que me dopar com analgésico para conseguir cochilar e sair na correria para o trabalho. Mas sabe o que é pior que tudo isso? Sentir a dor na nuca voltando com tudo e junto com isso a dor da saudade no peito.
Ainda bem que, apesar dos pesares, hoje eu tenho algo muito legal para comemorar: 30 dias de blog! Estou muito feliz em alcançar a marca de um mês, ainda que ela represente apenas 6% de projeto cumprido. Continuem comigo e vamos em frente!
Para comemorar essa data tão feliz, continuei no ritmo calórico de ontem. Desta vez pude saborear, junto com minha irmã caçula, crepes de presunto. A receita rendeu uns 12 crepes, mas neste momento restam apenas uns cinco na forma. Sim, fui uma tremenda gulosa e comi um atrás do outro. A Isa devorou somente dois. Estou com dó do meu corpo. O pobre coitado só está recebendo gordura nos últimos dias.
No preparo dos crepes você vai precisar unir trigo peneirado e ovos batidos com sal. Só então é chegada a hora de ir misturando o leite, aos poucos. A massa vai ficar encaroçada, não tem jeito. Mas tudo se resolve peneirando. Reserve, para que ela tenha tempo de descansar, e parta para o preparo do recheio.
Em uma panela eu uni manteiga e farinha e deixei cozinhar em fogo brando. Aos poucos acrescentei o leite morno. Este é o famoso molho branco (Béchamel). Já fiz anteriormente aqui para o blog. É super simples. Após mexer bem com o uso de um batedor fouet, tempere com sal, pimenta moída e um pouco de noz moscada ralada.
Ao molho Béchamel deve-se acrescentar presunto picadinho e queijo de sua preferência. Eu escolhi o queijo prato. Mexi até que derretesse por completo.
A parte difícil da receita ficou por conta de “fritar” a massa do crepe. Isto porque eu sou a incompetência em pessoa com uma frigideira, então foram quatro vezes seguidas de puro desastre. Foram dois os motivos: a frigideira que tentei usar primeiro tinha perdido a camada antiaderente. Consequentemente a massa não parava de grudar; depois que eu troquei de frigideira e ainda comecei a untá-la com um fio de óleo, meu erro foi devido à pressa. Como a massa de crepe é bem elástica e um tanto quanto adesiva, toda vez que tentava virá-la uma ponta grudava na outra e ficava uma massa embolada. Só quando eu comecei a deixar que ficasse bem cozida antes de virar foi que isso parou de ocorrer.
O Larousse não traz nenhuma dica de como preparar a massa, portanto eu fui errando muito até que na metade peguei o jeito. Então lá vai a minha dica: além de esperar a massa ficar bem cozida antes de virar, também preste atenção à forma como você mexe a frigideira ao colocar a massa no centro. Faça pequenos e ágeis movimentos circulares, assim ela se expande, fica fininha e bem redondinha.
Com toda a massa pronto é chegada a hora de rechear. Coloque uma porção do molho no centro da massa e dobre-a como se fosse um envelope. Arrume tudo em um refratário, coloque queijo por cima e alguns pedaços de manteiga. Leve ao forno pré-aquecido para gratinar. Essa etapa leva cerca de 10 minutos. Aí é só servir bem quentinho e morrer de amores.
Eu comi demais e agora estou até arrependida, mas sei que amanhã nem vou resistir a concluir o serviço e acabar com os crepes restantes.

Prato feito. Prato servido. Bon appétit!








Nenhum comentário:

Postar um comentário