sábado, 21 de setembro de 2013

Coxas de frango com orégano

A felicidade mora em pequenas coisas. Acordar e olhar o sol, brincar com seu cachorro, receber uma ligação de quem se gosta, sentir a brisa balançando os cabelos e o aroma do orégano recendendo na cozinha. Para mim orégano é o perfume da felicidade!
Para o almoço de hoje eu trago uma receita prática de frango: Coxas com orégano. Na verdade eu preparei coxas e sobrecoxas, porque a segunda é uma das minhas partes preferidas no frango (primeiro vem as coxinhas da asa), mas a receita do Larousse pede somente coxas.
Primeiramente precisei limpar e separar os cortes, já que aqui em casa preferimos comprar a coxa e sobrecoxa juntas e ainda com pele. Vale muito a pena, já que dessa forma o preço fica bem mais acessível. Para retirar a pele, basta usar uma faca para desprendê-la da ponta da sobrecoxa e depois em um puxão ir “despindo” a carne. Ela sai inteira, feito mágica. Retirei também aquelas gordurinhas, assim elas ficam mais sequinhas e saudáveis. É uma nojeira, mas deu tudo certo.
O Larousse, como já expliquei, é bem simplório em vários quesitos. Nesse caso ele pedia para temperar a carne apenas com sal e pimenta, mas eu resolvi aplicar o que aprendi com o tempo sobre o preparo de carnes brancas e temperei minhas coxas e sobrecoxas com vinho branco seco, alecrim, sal e alho amassado. Coloquei tudo em um saco plástico e deixei marinar na geladeira por uma hora.
Enquanto esperava o frango incorporar o tempero, preparei a receita de Empanado à milanesa. Basta misturar, em uma tigela, ovos, sal e pimenta. Em outra tigela coloca-se apenas farinha de rosca. Uma segunda porção de farinha de rosca deve ser temperada com orégano e parmesão. O frango então foi passado, peça a peça, pelas tigelas: farinha de rosca, ovos e farinha de rosca temperada. Nessa etapa tive problemas, não porque fosse uma tarefa complicada, mas porque a lambança dificultou minha vida na hora de fotografar o passo a passo. Dei um jeitinho e consegui trazê-las para vocês.
Por fim, tudo deve ser disposto em uma forma untada com azeite. Levei a receita ao forno por 45 minutos, pois foi o tempo que levou para ficar douradinho e assar por completo.
O resultado foi muito agradável. Apreciamos muito, mas meu pai ainda achou que as coxas poderiam ter permanecido mais no forno. As sobrecoxas ficaram perfeitas: bem cozidas e suculentas. Então, aconselho a vocês que ignorem a parte da receita que indica 35 minutos de forno e que deixem 45 para as sobrecoxas e um pouco mais para as coxas.
Prato feito. Prato servido. Bon appétit!













4 comentários:

  1. Parecem muito apetitosas! Pra esse podia ter chamado as amigas, né? =P

    ResponderExcluir
  2. Hmmm como eu adoro sobrecoxas de frango, acho q vou providenciar logo essa receita, que é de longe a mais fácil de todas até agora!!!! rsrsrs Beeijo, sucesso amora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bem simples mesmo Le. E uma delícia de saborear no fim de semana! =)

      Excluir