segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Cenouras com uvas passas

Uma segunda-feira pode ter um toque especial quando a alma está feliz, assim com a minha está hoje. O amor faz um bem... Até mesmo à culinária!
Como todo início de semana, hoje foi bem corrido, mas não o suficiente para suprimir o gosto de cozinhar para o “500 dias com a panela”. Pretendo utilizar mais as receitas com legumes e verduras do meu Larousse, e desta vez dediquei atenção especial à cenoura.
Um legume tão laranjinha e adocicado, mas que em geral consumimos em formatos muito simples no dia a dia: crus e raladas, cozidas no vapor, no meio do arroz... Mas aqui no Blog as coisas são bem diferentes.
Acompanhada de uvas passas e regada com uma colher de sopa da boa e velha cachaça mineira, o preparo das cenouras cozidas nunca mais será o mesmo.
Usei quatro cenouras médias. Lavei-as e fatiei em rodelas finas. Levei ao fogo em uma caçarola para saltear na manteiga derretida. Enquanto isso, meia xícara de uvas passas foram colocadas de molho em água morna.
Acrescentei água às cenouras, juntamente a cachaça (que prefiro chamar de pinga, por que, como aprendi com meu pai, é assim que deve chamar quem a aprecia), o sal e a pimenta. Na metade do cozimento acrescentei mais água e a porção de uvas passas escorridas. Fui acrescentando água aos poucos até que ficassem cozidas.
Servi com salsinha e esperei os elogios. Felizmente os recebi! Ainda mais saboreando-as acompanhadas de fatias de cupim feitas pela minha mãe.

Prato feito. Prato servido. Bon appétit!





Um comentário:

  1. interessante essa receita prima....rs
    Vou fazer , depois te conto...
    até mais.
    bjs

    ResponderExcluir