segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Cebola recheada

Chegar em casa cansada após uma segunda de trabalho e ter todo o encanto pela cozinha... Assim são meus dias com o "500 dias com a PanEla"!
Hoje estou preparando um prato simples, mas com um ingrediente que eu adoro, apesar da péssima fama de afastar o beijo do príncipe: a cebola! Recheada com pequenos cubinhos de coxão mole (carne bovina muito saborosa, mas que tem uma espécie de capa que dá certo trabalho retirar).
Como não tive tempo de ir ao mercado hoje, fui obrigada a escolher uma receita que não exigisse ingredientes que eu não tivesse a mão. Por isso as minhas cebolas recheadas são miniaturas das que são pedidas na receita do Larousse. Pequenas, mas cheirosas como nenhuma outra. Arrancaram-me lágrimas... literalmente!
Primeiramente é preciso descascar a cebola, com muito cuidado para não feri-las com a faca. Elas devem ser divididas em duas com um corte transversal. Na sequência é preciso cozê-las por 10 minutos em água bem quente com sal. Retiradas do fogo, passe-as em água fria e reserve.
Fui então ao corte da carne, em pequenos cubinhos. A receita não pede, mas resolvi temperar levemente com algumas ervas secas e uma pitadinha de sal. Retirei os miolos da cebola, deixando apenas as três camadas exteriores. Usei metade delas picadas na mistura da carne.
Estreei minha terrina. Untada com manteiga ela serviu de base para levar ao forno minhas lindas cebolinhas recheadas com a carne.
Finalmente encontrei uma receita no Larousse que não me deixou de cabelo em pé tendo que passar horas cozendo um osso para obter um caldo. Dessa vez ele pede que se dilua o caldo de carne em cubo em 200ml de água. Caldo preparado, de forma muito simples, bastava então regar as cebolas recheadas, levá-las ao forno por meia hora, salpicar parmesão ralado e deixar gratinar por mais 10 minutinhos. Receita pronta e veio a hora de saborear. Resolvi decorar o prato com tomates cereja e um raminho do meu pé de manjericão. Deliciei-me com o presente ganhado ontem, me distraí cozinhando e não fiquei com mau hálito. O susto dado na cebola, mergulhando em água quente, deixou-a suave e com sabor mais adocicado.

Prato feito. Prato servido. Bon appétit! 





2 comentários:

  1. Eu gosto bastante, mas nunca tinha visto cebolas como foco do prato! Essa parece fácil, vou tentar reproduzir aqui, hahaha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos duas. Também foi novidade pra mim. Mas amei. Faça aí que é supimpa!

      Excluir