sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Bolinhos de mandioquinha

Com o tempo a gente aprende que um dia estressante, daqueles em que a enxaqueca – que por sua vez provoca enjoo - vem com tudo, são dias em que não é possível ser genial na cozinha... Muito pelo contrário!
Aparentemente a sexta-feira 13 teve poder sobre mim. Acordei atrasada, cheguei atrasada no trabalho, enfrentei problemas em sala de aula (ser professor está bem longe de ser um sonho: ganha-se mal, vive-se mal) e a minha ideia de fazer um purê com as mandioquinhas que comprei na terça-feira foi por “água a baixo”. O Larousse traz receitas de purê de “Deus e o mundo”, mas não tem de mandioquinha (também chamada batata baroa).
Passei alguns minutos folheando o livro de receitas e encontrei um bolinho que tem o legume como base. Pensei que seria uma boa ideia uma comida de bar para uma sexta-feira. Mas essa receita só me fez pensar em como eu gastei todo o meu salário com o blog, em como eu estou engordando e no fato de que não tenho como sair mais porque não tenho um centavo sequer na conta... Deprimente. Todo esse pessimismo me faz pensar também que devo estar na TPM.
Enfim, deixemos de lamentações e vamos partir para a receita.
Os bolinhos de mandioquinha são feitos misturando o legume já cozido (em textura quase derretida), e passado pelo processador de alimentos, com ovo batido, leite, salsinha – que substitui por coentro, que gosto mais -, pimenta e sal. Tudo isso deve ser misturado e unido à farinha de trigo em quantidade suficiente para formar as bolinhas. Preferi não deixar a massa tão firme, para que os bolinhos ficassem mais macios, no ponto de massa de nhoque. Precisei passar óleo nas palmas das mãos para enrolar as bolinhas e também passá-las no trigo, para não grudar na grade da minha fritadeira.
Levei os primeiros bolinhos que fiz ao fogo. Essa foi uma péssima ideia! Com as mãos sujas de massa, precisei ficar correndo para a pia, lavar as mãos, virar os bolinhos, lavar novamente as mãos, passar óleo, enrolar mais bolinhos e logo ter que repetir toda a operação. Uma ciranda sem fim. Por favor, não cometam a mesma estupidez. Enrolem os bolinhos primeiro e só depois os frite, todos de uma só vez. OK???
Por fim, como se já não bastasse tudo isso, descobri que faltou sal nos meus bolinhos. Perfeito não? Tudo porque fiquei com nojo de experimentar a massa antes, com o ovo ainda cru. Vontade de chorar... Mas isso com certeza é pela TPM.
Melhor concluir por aqui o texto, tomar um banho e cair na cama. Ser idiota no travesseiro...

Prato feito. Prato servido. O apetite não está muito bom!






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário