quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Berinjelas à oriental

Cozinhar uma receita deve ser muito parecido com compor uma canção em que o tema é sabor e aroma!
Ao som de boas músicas, nacionais e internacionais, tenho passado meus dias na cozinha. Cozinhar para o blog tem sido uma deliciosa terapia em que se engorda a olhos vistos e não se importa com isso. Afinal, comer e bem é só o que importa.
Para o 11º dia de projeto (que coincide com o aniversário de uma grande amiga, a quem desejo uma vida doce) eu preparei um prato muito saboroso e ideal para os vegetarianos de plantão. Quem já comeu berinjela sabe que este é um legume que tanto pode tornar-se um prato magnífico, quanto uma esponja insossa. Felizmente o Larousse não me deixou na mão e eu pude apreciar uma delícia de prato.
Como hoje fui ao mercado, pude utilizar ingredientes fresquinhos. Comprei duas berinjelas grandes, alguns tomates suculentos, cebolas e diversos outros itens para o menu da semana.
As berinjelas foram então lavadas, secas e cortadas ao meio (no sentido das extremidades). Retirei a polpa, tomando cuidado para não furá-las e deixando 2 cm de borda. A polpa foi picada em cubinhos, regada com o suco de meio limão e reservada.
Aqueci uma xícara de água no forno micro-ondas e preparei o chá mate. Coloquei as uvas passas pretas de molho nele. De três tomates grandes eu preparei a polpa de tomate (retira-se a pele, as sementes, e espreme-se – usei um amassador de batatas). Passei ao corte das duas cebolas, separei uma parte do coentro que já tinha congelado, um raminho de tomilho e uma folha de louro.
Em uma panela, aqueci o azeite e refoguei a polpa das berinjelas. Acrescentei os tomates, coentro, a folha de louro e o ramo de tomilho, a cebola, sal e pimenta. Deixei cozinhar por 20 minutos.
Além do preparo da Berinjela à oriental, eu resolvi preparar o caldo de carne que precisarei utilizar no domingo. Então sempre que tinha um tempo do preparo desse prato, eu corria ao caldo para escumar, tirando a espuma que fica sobre ele. Dessa vez utilizei costelas de boi para a receita. Infelizmente ainda não estou conseguindo fazer meu caldo render tanto quanto o indicado na receita do Larousse. Estou um tanto frustrada.
Voltando ao cozido de berinjela, eu destampei a panela e acrescentei as uvas passas escorridas e o alho amassado – aprendi que posso não dourar o alho, o que costuma mudar o sabor dele. Incrível como sinto que passei anos fazendo algo de um jeito meio torto -. Deixei cozer por mais alguns minutos, retirei o louro e o tomilho e acertei o sal. Desliguei o fogo.
Finalmente restava apenas rechear as berinjelas e levar ao forno por trinta minutos. Mas, como nem tudo é perfeito no meu momento de terapia, selecionei um refratário muito pequeno e só percebi isso depois de untar com azeite. Ok... Vasilhas a mais para lavar depois. Felizmente o sabor das berinjelas compensou e muito o trabalho extra.
Como eu adoro parmesão, resolvi salpicar um pouco no meu prato e aproveitei para decorar com coentro e um tomate cereja cortado em cruz.

Prato feito. Prato servido. Bon appétit!










3 comentários:

  1. Gosto mto de beringela.Sei várias receitas , mas essa ainda não conhecia...parece mto bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha mãe também faz algumas ótimas, mas essa ficou perfeita Eliany!

      Excluir
    2. Esse recheio ficou com uma cara ótima; vontade de provar...

      Excluir