sábado, 14 de setembro de 2013

Barquinhas de queijo

Toda festa de aniversário traz um sabor especial, principalmente quando o felizardo é alguém que amamos. Agora, com a existência deste blog, "o sabor" passa do sentido figurado ao único.
Aceitei o desafio de preparar a receita de hoje fora da minha humilde residência. Em uma malinha trouxe meus apetrechos para a casa de amigas de Campinas. Selecionei para o evento de aniversário um aperitivo do Larousse: Barquinhas de queijo. Mas, como não sou muito fã de barquinhas, resolvi usar como base batatas chips sabor natural.
Para o preparo do recheio das “barquinhas” foi preciso limpar os champignons (não tinha ideia que as hastes dos cogumelos devem ser retiradas, fatiando-se apenas a parte de cima deles) e dourá-los em manteiga. Usei a técnica aprendida em Julie e Julia: usar muita manteiga e poucos cogumelos. Ficaram tão lindos e saborosos... fiquei emocionada (mas ainda acho que estou com sintomas da TPM).
Os champignons me levaram a falência, juntamente com queijo gruyère (cerca de R$7,00 cada 100g, da arca mais barata). Ambos precisaram ser misturados ao molho Béchamel – como expliquei em outro post, este é o nome chique do molho branco.
Cozinhar fora de casa é mais difícil do que eu pensava. Ainda bem que escolhi uma receita simples. Fiz quase tudo em um ambiente ao qual não estou adaptada, mas deu tudo certo. Não errei nadinha. Também, fui recebida de braços abertos e a cozinha foi cedida só para mim. Que luxo! Que elas perdoem o trabalhão que eu dei.
Ao acrescentar o queijo ao molho, ele já assumiu uma textura mais firme. O sabor do gruyère é bem forte. Ele lembra o parmesão, porém levemente amargo e mais cremoso. Coloquei o creme de queijo com cogumelos sobre as laminas de batata chips, polvilhei com a farinha de rosca e levei ao forno para gratinar. Servido em seguida o aperitivo agradou a todas nós. Uma ótima pedida para uma noite de petiscos!
Prato feito. Prato servido. Bon appétit!






2 comentários: